Ir para o conteúdo

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC), foi criado em 2015 e, no ano seguinte, recebeu a sua primeira turma.  Seu curso de Mestrado Profissional foi aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) com conceito 4. Destina-se à formação de profissionais capazes de articular o conhecimento teórico com o desenvolvimento de métodos e técnicas inovadoras, de forma interdisciplinar, na abordagem dos processos de gerenciamento da preservação e conservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. 

Este programa se estrutura a partir da interface e interseção de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a gênese de um olhar e promoção de uma formação profissional diferenciada na área de patrimônio cultural. Seu objetivo é suscitar a discussão, de forma interdisciplinar, sobre a importância da gestão e da preservação do patrimônio cultural para a área da saúde e das ciências biomédicas no Brasil, incluindo a identificação e análise de seus acervos e dos saberes a eles vinculados, incentivando, assim, a criação de novas possibilidades de investigação e de geração de conhecimento. A interdisciplinaridade cumpre o objetivo de qualificar profissionais, por meio de uma visão integrada da cultura – historicamente constituída – para a qual diferentes variáveis se aplicam de forma a afetar os métodos, as técnicas e as práticas de preservação e de gestão desse patrimônio, seja ele documental, arquitetônico, tangível ou intangível, traduzido nas ações de grupos e indivíduos em interação com o processo social.

O Programa é destinado a portadores de diploma de nível superior obtidos, preferencialmente, nas seguintes áreas de conhecimento: áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde, que atuam ou possam atuar em órgãos das estruturas ministeriais, das secretarias estaduais e municipais e de suas agências, institutos e hospitais, assim como instituições de custódia (arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação) responsáveis pela preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. O Programa é também voltado para as instituições privadas e não governamentais que necessitem capacitar seus profissionais para atuar na produção, preservação e gestão de bens arquitetônicos e acervos documentais.

O Programa tem como área de concentração a Preservação e Gestão do patrimônio Cultural e compreende duas linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade e Patrimônio Cultural: preservação e gestão.

O curso de mestrado funciona em regime de tempo integral e oferece 15 vagas por ano.

Aos alunos que cumprirem as exigências formais definidas no Regulamento do Programa será atribuído o título de Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. 

Coordenador
Renato da Gama Rosa Costa 

Coordenadora Adjunta
Ana Luce Girão Soares de Lima 

Comissão de Pós-Graduação
Aline Lopes de Lacerda
Laurinda Rosa Maciel
Sônia Aparecida Nogueira
Rosana Soares Zouain (representante discente)

Documentos e Manuais - Apresentação

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz