Ir para o conteúdo

Linhas de Pesquisa

Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade

Busca dar subsídios para que os alunos possam problematizar a construção do reconhecimento e da valorização de determinados registros/objetos como itens a serem preservados no tempo. O que é patrimônio e porquê os objetos são alçados a essa categoria nas sociedades modernas, são as diretrizes que orientarão o desenvolvimento dos trabalhos desta linha de pesquisa. Outra dimensão importante é o entendimento da relação entre práticas profissionais e produção de uma cultura material que acaba por servir como forma de mediação para uma memória dessas práticas no passado. Assim, a linha pretende abarcar discussões que enfatizem as interfaces entre memória e patrimônio, destacando a cultura material e imaterial das ciências e da saúde, suas mediações e sua importância nos processos institucionais.

A linha busca incentivar trabalhos que reflitam sobre a tradução dos preceitos de saúde na produção arquitetônica, e que ajudam a consolidar um campo de conhecimento acerca da relação histórica entre arquitetura, ciência e saúde, ao mesmo tempo em que busca ações voltadas para o reconhecimento do valor patrimonial das edificações de saúde. Busca, também, promover uma reflexão sobre as políticas de preservação compreendendo todo o universo que constitui a preservação patrimonial, incluindo-se os critérios de seleção de bens, as razões que justifiquem a proteção e os diversos atores envolvidos, tais como a sociedade e os agentes do Estado.

Esta linha é direcionada à formação de mestres que desejam atuar em segmentos relacionados ao patrimônio cultural das ciências e da saúde a partir de seus diferentes espaços, campos e territórios e por meio de suas diversas materialidades, bem como à educação patrimonial no espaço público da sociedade civil, atendendo às diversas demandas sociais, profissionais e organizacionais.

Espera-se que a linha contribua para as questões de valorização, preservação, identidade e cidadania implicadas nos trabalhos voltados para o patrimônio em instituições públicas, privadas e grupos sociais; ações voltadas à educação patrimonial e aquelas que tenham como objeto estudos sobre os usos públicos do patrimônio (a partir de produtos tais como exposições, publicação de livros e outros materiais) e ações de valorização e difusão dos acervos. Serão bem-vindos, também, trabalhos que proponham reflexões e ações, transnacionais em aspectos comparados, acerca do patrimônio cultural luso-brasileiro, por exemplo. Enfim, esta linha procura discutir a Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde na perspectiva de sua construção
 

Patrimônio Cultural: preservação e gestão

Visa fomentar pesquisas, estudos e produtos voltados ao debate contemporâneo sobre a gestão do patrimônio cultural, compreendendo operações, procedimentos e atores envolvidos nos processos de produção, constituição, organização, uso e salvaguarda de acervos institucionais e pessoais, formados a partir das práticas ligadas à área das ciências e da saúde.

Essa linha examinará os pontos de convergência e divergência dos modelos de instituição de guarda de acervos, desenvolvendo estudos sobre aquisição, documentação, conservação e restauração de bens culturais, bem como da organização, acesso e divulgação de arquivos e coleções de documentos integrantes do patrimônio da ciência e da saúde. Promoverá reflexões críticas sobre as aplicações dos conceitos de documento, documentação, arquivo, coleção e informação nas dimensões institucionais dos espaços de custódia e difusão de acervos históricos: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, no intuito de promover no aluno uma visão crítica e matizada das lógicas disciplinares que sustentam as diversas instituições de guarda de acervos, bem como suas metodologias e técnicas de gerenciamento.

A linha tratará também das questões relacionadas ao planejamento e à gestão de ações com o objetivo de mitigar os processos de deterioração do patrimônio material, tais como a conservação preventiva e de riscos, reduzindo a necessidade de intervenções de restauro de bens culturais. Do ponto de vista da organização de acervos, promoverá a discussão sobre teorias e metodologias de tratamento técnico de arquivos e coleções na sua dimensão informacional, compreendendo as etapas de identificação de conteúdos e de contextos documentais diversos, de classificação, de catalogação, de descrição e de disponibilização on line dos acervos culturais.

A linha busca promover, nos mestrandos, o estímulo para a reflexão, bem como a habilidade técnica para a prática de gerenciamento de acervos de valor histórico. Essa dupla formação visa dotar os alunos de instrumental para a identificação da historicidade dos objetos e documentos, dos seus contextos de produção, uso e circulação, e dos aspectos que concorrem para sua valorização enquanto patrimônio cultural a ser preservado. Ela é ainda responsável pela garantia de profissionais mais qualificados para atuarem no desenvolvimento de projetos integrados de organização/acesso e conservação/preservação do patrimônio cultural.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz